Um Blog feito para quem gosta de Violão e Guitarra, com dicas e aulas de Raphael Maia, que é Professor de Música, Cantor e Compositor profissional. Vale a pena conhecer esse Blog! Acesse também o site http://www.artmaia.com

.posts recentes

. VIOLÃO E GUITARRA - O Bás...

. DICAS DE AFINAÇÃO

. PROMOÇÃO ARTMAIA - GANHE ...

. CAMPO HARMÔNICO

. CURSOS DE VIOLÃO E GUITAR...

. TÉCNICAS BÁSICAS DE VIOLÃ...

. COMO APRENDER A TOCAR VIO...

. CURSO COMPLETO DE VIOLÃO ...

. SEGREDOS DO BOM GUITARRIS...

. A ARTE DE SOLAR

.arquivos

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Junho 2007

. Março 2007

. Dezembro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO E GUITARRA - Escalas


Esse é o capítulo que muitas pessoas, principalmente as mais experientes, aguardavam. Você pode achar estranho irmos entrando logo nesse assunto no início do curso, mas é que todo o bê-a-bá sobre Guitarra como posição das mãos, definições, postura, são semelhantes ao Violão. Portanto a dica que eu dou para aprendizagem da guitarra é que você faça também um estudo do Violão. E em nosso curso de Violão colocamos todo esse bê-a-bá detalhado.
Hoje em dia a maioria das pessoas que toca violão com certeza toca guitarra, principalmente aquelas que tocam violão elétrico e estão mais acostumadas com o som produzido. Portanto mãos à obra!
Escala nada mais é que uma seqüência de notas sucessivas, separadas por tons e semitons. Dependendo da forma que estão organizados estes intervalos, nós obteremos um modo maior ou menor.
Em geral precisamos das escalas para fazer um solo enquanto alguém em outro violão ou teclado ou qualquer instrumento harmônico faz ao mesmo tempo uma base, a harmonia.
É possível ainda solar fazendo junto a harmonia, o que dificulta um pouco mais a execução. É possível também solar e sugerir a harmonia apenas através do solo o que já é bem mais avançado. Mas o início de tudo é o estudo das escalas das quais a inicial tomaremos com dó maior. Lembra daquele som: do, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Pois é, essa aí é a escala que vamos começar a treinar. Existem duas questões básicas neste estudo que são:
1) a execução da escala, ou seja saber o desenho dos dedos no braço do violão (que é um exercício físico, exige muita repetição)
2) o uso da escala, ou seja saber em que casos ou circunstâncias aquela escala deve ser usada (que é um exercício mental, precisa ser decifrado pelo menos uma vez).
Muito bem antes de mostrar o primeiro desenho da escala de dó maior, é importante que você saiba que vamos inicia-la na corda mais grave do violão que é o mi(6a corda) e não no dó, o que vai alterar o som da escala. Como assim? Se iniciassemos no dó o som seria esse que você já conhece, mas começando no mi a ordem está alterada apesar das notas serem as mesmas.
A Escala Maior é uma escala heptadiatônica.
· Hepta - Pois possui 7 notas
· Diatônica - Pois é uma sucessão de semitons.
· Portanto os intervalos da escala maior são:
Tônica 2° maior 3° maior 4° justa 5° justa 6° maior 7° maior
É comum também o uso da 8° justa, que nada mais é a repetição da tônica.
Entre os graus III e IV, VII e VIII (3°M e 4°J / 7°M e 8°J respectivamente) o intervalo é de um semitom. Entre os demais graus (ou notas) o intervalo é de um tom.
Ex.: Escala Maior C (dó)
DO – RE – MI – FA – SOL – LA – SI – DOT___2M_3M__4J___5J__6M__7M__8JI___II__III__IV___V___VI__VII__VIII
Reparem nos semitons entre III/IV e VII/VIII. (MI e FÁ - SI e DÓ)
Para entender melhor...
Tônica é a nota que dá tom à escala.
Tons: Os tons são as próprias notas musicais. Para facilitar quando, falarmos em acordes ou tons, usaremos o modo de grafia de notas dos países anglo-germânicas, onde são utilizadas letras do alfabeto:
C - Dó D - Ré E - Mi F - Fá G - Sol A - Lá B - Si
Então Escala de C = Escala Maior de Dó ou Escala de Dó Maior
Outras notações;
T - Tônica 2°M - segunda maior 4°J - quarta justa
Um outro exemplo: Escala Maior de Sol (G)
SOL – LA – SI – DO – RE – MI – FA# - SOL
T___2M_3M__4J___5J__6M__7M__8J
Dicas:
· Diga sempre os nomes das notas e o seu intervalo enquanto você digita a escala · Faça essas digitações em todos os outros tons, posi o "desenho" da escala é o mesmo, assim como os intervalos. · Inicie as duas primeiras digitações com o dedo 2, pois isso facilitará sua execução Lembre-se que na mão direita o movimento é alternado em cada nota tocada (indicador, médio, indicador, médio).
Escalas Maiores:
A- lá si dó# re mi fá# sol# láB- si dó# ré# mi fá# sol# lá# siD- ré mi fá# sol lá si dó# réE- mi fá# sol# lá si dó# ré# miF- fá sol lá sib dó ré mi fá
publicado por cursodeguitarraonline às 12:54
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Rafael a 13 de Maio de 2006 às 15:42
Muito boa a introdução , somente não ficou muito claro pra mim o que é uma nota "justa".
De cabuloso a 24 de Junho de 2008 às 16:07
queria uma introdução mais simples c/ desenhos das escalas na guitarra!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds