Sábado, 25 de Fevereiro de 2006

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO E GUITARRA - A Escala Natural

A escala natural é a base usada para a formação de qualquer acorde, por isso devemos entende-las e saber usa-las.
A Escala Natural é formada de dois tetracordes (acordes de 4 notas) separados por um intervalo de um tom. Cada tetracorde possui os intervalos tom, tom, semiton.
Exemplo:
Usaremos a escala de C (Cifra de dó). Assim temos C - D E - F G – A - B C (lê-se dó ré mi fá sol lá si dó) que é a escala natural de C. Vejamos porque:

I___II ___III___IV___V___VI___VII___VIII --> grausC__D____E ___F____G___A ____B_____C --> notas __1___1___1/2 ___1____1____1_____1/2 --> intervalos
Assim temos o C, como o primeiro grau da escala e entre C e D (lê-se dó e ré) temos um intervalo de 1 tom (C C# D). Entre D e E, segundo e terceiro graus da escala, temos um intervalo de 1 tom (D D# E). Entre E e F, terceiro e quarto graus da escala temos um intervalo de 1/2 tom (1 semiton) (E F), pois E não possui # (sustenido). Entre o quarto e quinto graus da escala, de F para G, temos um intervalo de 1 tom separando o primeiro tetracorde do segundo.
Entre o quinto e sexto graus temos um intervalo de 1 tom (G G# A). Entre o sexto e sétimo grau temos um intervalo de 1 tom (A A# B).
E finalmente entre o sétimo e o oitavo graus temos o intervalo de 1/2 tom (1 semiton) (B C) pois o B não possui sustenido. Obs: Mi (E) e Si (B), ou seja, as notas terminadas em "i" não possuem sustenido.
Com isto temos que a fórmula para se construir uma Escala Natural é dois tetracordes de tom, tom, semiton separados por um intervalo de 1 tom.
É por isto que a escala de C não possui acidentes (sustenidos ou bemois), o que não acontece com outras escalas, que possuem os seus acidentes específicos.
Vejamos a escala de D:
I___II__III__IV___V__V__VII__ VIIID__E __F#__G___A__B__C# ___D__1___1__1/2__1___1___1___1/2
Entre E e F existe apenas 1 semiton, já que E não possui sustenido, por isso foi necessário acrescentar um sustenido em F para que a nossa fórmula se cumpra, ou seja o intervalo deve ser de 1 tom entre o segundo e terceiro graus da escala natural, portanto no caso desta escala específica temos ( E F F#) entre o segundo e terceiro graus da escala. Entre o terceiro e quarto graus temos um intervalo de 1 semiton, (F# G).
Entre o sexto e sétimo graus da escala temos um intervalo de 1 tom, por isto fomos obrigados a acrescentar um sustenido em C, assim temos (B C C#) entre o sexto e sétimo graus da escala de D.
Entre o sétimo grau e o oitavo temos apenas um semiton, ou seja, (C# D). Nota-se que o primeiro e o oitavo graus são a mesma nota, a diferença entre elas dá-se na altura do som, o oitavo grau está uma oitava acima do primeiro grau portanto mais aguda.
Descobrimos que a escala de D possui dois acidentes, um em F e outro em C e neste caso espcífico ambos são sustenidos.
Com estas informações você será capaz de construir todas as escalas naturais dos respectivos tons, prossiga, como exercício construindo as escalas de E F G A e B (e não se esqueça, lê-se, mi fa sol lá e sí). Descubra por você mesmo quantos acidentes existem em cada tonalidade, quais são (se bemois ou sustenidos), etc. Lembre-se que os acidentes são característicos das suas respectivas tonalidades, pode-se reconhecer uma escala pelo seu número de acidentes e quais são.
É importante frisar também que o primeiro grau é que dá nome a escala.
publicado por cursodeguitarraonline às 12:17
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Regina a 25 de Fevereiro de 2006 às 22:39
Ola olha eu aqui de novu, rs vim aqui deixar minha marquinha para ver as novidades de seu bloguinho lindo, tenho que confessa que é admirável seu blog e por esse motivo gosto de estar aqui. Convido para ver as minhas novidades no meu mundinho, espero que goste, estou participando de um concurso do Blogstar, peço que me dê um votinho vou ficar muito mais muito contente e você tb pode participar basta pegar o selinho do site Blogstar, automaticamente já estarás inscrito, ah e me avise assim eu irei lá dá meu votinho no seu blog. Aceite meu award vc merece
Quero sempre que puder estar aqui pq és especial

Bjos

Regina
De Thallis a 11 de Junho de 2008 às 14:12
Olá,
é a primeira vez que visito esse blog, devo comentar que realmente é incrivel!
Venho solicitar as escalas maiores, menores, sustenida e bemol

se possivel ja pronta!!!

Muito Obrigada pela atenção

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30