Terça-feira, 19 de Junho de 2007

DICAS PARA MÚSICOS

• Nunca guarde seu instrumento com o braço encostado na parede você poderá empená-lo. Pode ocorrer com guitarras, violões e principalmente em baixos onde a tensão nas cordas é muito maior. O ideal e guardar dentro de suas respectivas caixas ou deitados.

• O tom de discar do seu telefone produz uma vibração de 440 MHz, que corresponde à nota Lá. Portanto, na falta de um diapasão para afinar seu instrumento, utilize-se do telefone.

Sempre que usar seu instrumento faça uma limpeza usando uma flanela bem liza, retire a gordura do corpo e das cordas e recomendado usar produtos de limpeza e conservação que são próprios para as cordas principalmente as de aço.

Limpeza do instrumento

Existem à venda produtos específicos para limpeza de instrumentos, corpo, escalas, cordas, etc. Prefira usar o material recomendado pelo fabricante (que pode variar conforme o tipo de acabamento e material do instrumento). A maioria dos fabricantes recomenda cera de carnaúba e a mesma pode ser encontrada em boas lojas de música. Jamais use produtos abrasivos (como cera de carro) ou solventes. Na falta de material adequado use um pano seco ou levemente umedecido. Importante Nunca deixe cordas enferrujadas em sua guitarra a ferrugem pode atingir outras partes metalicas do instrumento como os captadores.

Curiosidades

Dizem que o primeiro efeito de distorção foi obtido quando um guitarista desejando um timbre mais rico perfurou com um lápis o alto-falante do amplificador (Nota: Trata-se do guitarrista da banda inglesa The Kings, que costumava se apresentar com agulhas espetadas nos alto-falantes dos amplificadores. Consta que a primeira música com "distorção" foi "You Really Got Me"). Com isso, havia a vibração em outros harmônicos devido ao ar que passava pelos furos.

Bons estudos e até a próxima!
publicado por cursodeguitarraonline às 11:03
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Bruno a 2 de Julho de 2007 às 10:03
Tenho um blog sobre violão erudito, se for de interesse trocar links - http://violao.brunomadeira.com

Até!
De Putriko a 19 de Dezembro de 2007 às 14:55
Boas dicas, valeu!

Só uma correção: a banda é The Kinks e não The Kings.

Falow
De andrè a 5 de Junho de 2008 às 18:16
cera de carro não é abrasivo, pode
não servir para limpeza de certos instrumentos, porém não é ABRASIVO
De Anónimo a 25 de Junho de 2008 às 17:26
veleu gente!
boas dicas :D

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30